O Governo do Maranhão deu início à Campanha de combate ao Aedes aegypti e prevenção das arboviroses, nesta segunda-feira (9), na Praça do Letrado, no bairro do Vinhais, em São Luís (MA). Equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) orientaram a população sobre a importância de reservar 10 minutos semanais para eliminar os focos do Aedes nas residências e evitar o aumento de casos de dengue, chikungunya e zika vírus no Maranhão.
Acompanhando a ação, a coordenadora do Programa Estadual de Prevenção e Controle das Arboviroses da SES, Joseneide Matos, destacou o papel da população no combate eficaz do mosquito Aedes nas residências.
"O objetivo é sensibilizar a população para a importância de combate ao Aedes aegypti com eliminação de criadouros, considerando que 80% dos deles estão dentro das residências. Por isso, estamos com o objetivo de sensibilizar a sociedade de forma a fazê-la perceber que é tão responsável quanto os governo, seja ele estadual, federal ou municipal, no combate ao Aedes aegypti, principalmente com a aproximação do período chuvoso", afirmou Joseneide Matos.
Para este ano, a campanha estadual trouxe o slogan “Eu tô é tu perder para um mosquito!”, onde através da descontração e diálogo busca convocar e incentivar a população a dedicar 10 minutos por semana para prevenir e eliminar os focos do Aedes aegypti dentro das residências.
Durante a ação no bairro do Vinhais, os agentes de endemias da SES contaram com o apoio de vigilantes sanitário e ambiental, além de um grupo do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Na oportunidade, além de conversar sobre prevenção ao mosquito, também foi abordada a forma correta de fazer descarte do lixo, limpeza do quintal, calhas de chuva, bem como estar alerta aos sinais e sintomas das arboviroses e quando procurar atendimento médico-hospitalar.
Segundo o sargento do CBMMA, Vilcilan Chagas, o objetivo é ampliar a mobilização da população, explicando medidas de preventivas. "Nosso intuito aqui é a prevenção, manter a população avisada sobre os riscos de ter focos do mosquito da dengue e o descarte incorreto do lixo. Com a chegada do período chuvoso, a precaução é o método mais eficaz de estar conduzindo esse tipo de situação. Por isso, estaremos sempre enviando guarnições para somar com os demais órgãos do estado e do município".
A campanha de Combate ao Aedes aegypti está acontecendo em todo o país e, segundo dados do Ministério da Saúde, a Região Nordeste não está em estado de alerta para as arboviroses. Neste contexto, o Maranhão está enquadrado como um dos estados com situação considerada estável, contudo isso não significa que a população deve relaxar quanto aos cuidados necessários.
Aldenir Lima Portela, de 79 anos, a Dona Dedé, é moradora do Vinhais há 40 anos e deu aula sobre prevenção ao mosquito Aedes. "Quando vocês chegaram eu estava limpando o meu quintal, tirando o lixo do ralo e varrendo tudo. Aqui na minha casa eu tenho duas caixas, daí eu mando limpar de três em três meses e as mantenho sempre coberta. Também tenho minhas plantinhas, mas não deixo água empoçada e rego pelo menos duas vezes por semana", compartilhou.
Cronograma
Além da Praça do Letrado, no bairro do Vinhais, o cronograma de atividades também percorrerá outras localidades da capital São Luís. Nesta terça-feira (10), será a vez do bairro Cohaserma, na quadra de esporte da Alemanha, próximo ao SESI; na quarta-feira (11), na Igreja São Vicente de Paulo, bairro Apeadouro.
A mobilização continua na quinta-feira (12), com ação novamente no bairro Cohaserma, nas mediações da Praça dos Sonhos; na sexta-feira (13) no Centro Histórico, com a concentração próximo ao Palácio dos Leões; e foi estabelecida a data de 14 de dezembro para a realização do Dia D de Mobilização Nacional contra o Aedes.